Acupuntura: para que serve?

Acupuntura: para que serve?

No passado, definia-se a saúde como a ausência de doença. Porém, atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que a saúde é promovida a partir de “um conjunto de ações, hábitos e condições que proporcionam um bem estar físico, mental e social ao ser humano”. Ou seja, para estar em perfeitas condições, devemos realizar diferentes ações como a prática de atividades física e a promoção de uma alimentação saudável.

E é justamente por conta disso que a Acupuntura tem relação direta com a promoção contínua de bem estar: mais do que apenas tirar dores, essa técnica milenar trabalha com o equilíbrio do corpo, uma vez que mexe com a nossa energia.

Parece abstrato? Vamos entender isso a partir dos conceitos científicos: o nosso organismo é formado por trilhões de células. No interior delas, há estruturas microscópicas denominadas de organelas (ou pequenos órgãos), que desempenham funções específicas: há, por exemplo, organelas responsáveis pela produção de proteínas, pela produção de energia e pela digestão intracelular. Cada uma de nossas células também conta com um núcleo, onde há o material genético responsável pelas informações de tudo aquilo que está em nosso organismo.

A estrutura dessas células é constituída por proteínas e lipídios, que possuem cargas elétricas positivas e negativas e as mantêm em equilíbrio. Porém, quando ocorre uma doença, muitas vezes essas células entram em desequilíbrio total, com milhões de estruturas celulares afetadas.

Quando há algum problema em um órgão, a energia não é capaz de chegar até as células de modo suficiente, impedindo que as estruturas celulares possam exercer suas funções de modo adequado. É justamente aí que a Acupuntura apresenta seu papel fundamental: a técnica possibilita que as células possam entrar novamente em equilíbrio ao mexer com essa energia, promovendo o bem estar.

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post