Reiki: conheça a sua história

Reiki: conheça a sua história

A palavra Reiki, quer dizer literalmente “Chuva Maravilhosa de Energia Vital” e  foi desenvolvido por um monge chamado Mikao Usui, que nasceu no Japão em 1865.

O livro Reiki para Todos, de Roberto King e Oriel Abarca, conta um pouco dessa história. Mikao Usui era diretor de uma pequena universidade cristã na cidade de Kioto e, certo dia, um grupo de seminaristas perguntou ao mestre por que ele não ensinava a curar o corpo tal como Jesus fazia e transmitia aos seus discípulos. Usui disse que, apesar de não conhecer como era possível realizar a cura, simplesmente tinha fé nas escrituras.

Ele então se desvinculou da instituição de ensino e foi para os Estados Unidos, onde matriculou-se na Universidade de Chicago e recebeu o doutorado em Teologia. Paralelamente, aprimorou seus conhecimentos em línguas antigas e investigou os ensinamentos budistas,  já que Buda tinha o dom da cura. Usui também localizou textos atribuídos ao mestre, que tinham  diferentes símbolos desconhecidos.

Foto de Mikao Usio

Como procurava buscar mais conhecimento, Usui conversou com um velho monge budista e partiu para o monte japonês Kurama, em Kioto. Ele meditou e jejuou durante 21 dias, assim como os antigos mestres, para encontrar a Revelação do Conhecimento. Sozinho na montanha, juntou 21 pedrinhas que lhe serviram de calendário, e a cada dia uma pedrinha era jogada.

As pedrinhas foram lançadas uma a uma, dia após dia e nenhuma revelação acontecia. No vigésimo primeiro dia, quando lançou a última pedra, implorou em desespero por uma resposta. Então, uma intensa luz branca o golpeou de frente e os símbolos que até então não sabia aplicar, tornaram-se claros.

Apesar de jejuar durante 21 dias, Usui despertou naquela manhã cheio de força e plenitude. Com entusiasmo, desceu a montanha correndo e ficou espantado com seu vigor físico. Na pressa de voltar ao mosteiro Zen do qual partiu, tropeçou em uma pedra e se cortou. Entristecido, tomou a perna ferida e fez a imposição com as suas mãos: quase que de imediato, o sangramento foi estancado e a dor diminuiu.

Mikao Usui havia adquirido a chave que tanto buscava: a cura pelas mãos. No retorno ao mosteiro, entrou em uma pousada, onde pediu algo para comer e beber. Lá, encontrou a neta do estabelecimento com o rosto inchado e dolorido. O monge perguntou se poderia tocar no local onde estava doendo, e  a criança deixou de sentir dor e o inchaço desapareceu.

Mikao Usui faleceu em 1926, deixando ensinamentos e palavras de amor:

“Só por hoje, não te preocupes

Só por hoje, não sintas raiva

Só por hoje, honra teus pais, mestres e anciãos

Só por hoje, ganha a vida honradamente

Só por hoje, sente gratidão por todo o ser vivo

Mikao Usui”

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post