O significado do Qi, a substância fundamental do Universo

O significado do Qi, a substância fundamental do Universo

De acordo com o antigo pensamento chinês, o Qi é a substância fundamental que constitui o Universo. Assim, todos os fenômenos observados na natureza foram produzidos pela movimentação do Qi.

A palavra Qi na Medicina Chinesa faz referência à substância essencial do corpo humano, que mantém a atividade vital de todos os órgãos e tecidos, consequentemente a atividade vital de todo o organismo.

Na Medicina Chinesa, o Qi possui termos diferentes para cada localização e suas respectivas funções.

Yuanqi (Qi primário) – Deriva-se da essência congênita (dos pais). Origina-se no Rim e se difunde pelo corpo através do meridiano do triplo aquecedor. Tem a função de promover as atividades funcionais dos órgãos e tecidos e quanto mais abundante for o Yuanqi, melhor funcionarão os órgãos e tecidos do corpo.

Zingqi (Qi peitoral) – É formado pelo Qi que é inalado pelo pulmão (o ar que respiramos) e o Qi da essência dos alimentos, que na Medicina Chinesa é produzida pelo Baço e Estômago. O Zingqi é armazenado no tórax e auxilia o pulmão no controle da respiração. Promove a função do coração, além de ter relação com a circulação do Qi e do sangue.

Yingqi (Qi nutriente) – Deriva do Qi dos alimentos e circula nos vasos sanguíneos. Sua função primária é produzir e fazer circular o sangue, promovendo a nutrição do corpo.

Weiqi (Qi defensivo) – O Weiqi também deriva da essência dos alimentos, mas circula fora dos vasos sanguíneos. Funciona para proteger a superfície muscular, realizando a defesa contra os fatores patogênicos externos: o Weiqi controla a abertura e fechamento dos poros, umedece os pelos e a pele, regula a temperatura corporal e aquece os órgãos.

Portanto, o Qi age por todo o organismo, promovendo o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano, as atividades fisiológicas dos órgãos, a circulação sanguínea, o aquecimento corporal, a defesa do organismo dos fatores patogênicos externos, a nutrição dos órgãos e o controle de todo o metabolismo orgânico.

Enfim, se o movimento do Qi cessa, as atividades vitais do corpo também cessam. Por isso é tão importante o cuidado para que o Qi mantenha-se em abundância em busca uma saúde saudável.

Fonte: Cheng Xinnong. Acupuntura e Moxibustão Chinesa. São Paulo:Roca, 1999.

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post

Comment (1)

Comments are closed.