Teoria dos 5 Elementos: qual é sua relação com a Acupuntura?

Teoria dos 5 Elementos: qual é sua relação com a Acupuntura?

Junto com a teoria do Yin e do Yang, os antigos chineses também desenvolveram outra teoria, baseada nos elementos da natureza, e que é conhecido como a Teoria dos 5 elementos ou a Teoria dos 5 movimentos.

Inicialmente estudada há mais de 2,2 mil anos, a teoria foi amplamente utilizada e aplicada não somente na Medicina, mas também nas Ciências Naturais, no Calendário Chinês e até na música tradicional chinesa.

A ideia central desse pensamento relaciona os 5 elementos da natureza e os canais de energia. Esses elementos são: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água. De acordo com a teoria, os cinco elementos devem estar em constante movimento, assim como a energia que flui pelos canais.

As aplicações da teoria dos Cinco Elementos na Medicina Chinesa são numerosas, sendo utilizadas na Fisiologia, na Patologia, no diagnóstico de enfermidades, no tratamento por Acupuntura, na terapia dietética e na fitoterapia.

Os fenômenos da natureza são estudados na Medicina Tradicional Chinesa

Existe uma correlação importante entre os Cinco Elementos e os órgãos internos e suas funções, proporcionando um padrão clínico útil e importante das relações patológicas entre os órgãos internos.

Os órgãos que correlacionam com os Cinco Elementos são: O Fígado e a Vesícula Biliar que está relacionado ao elemento Madeira; o Coração e o Intestino Delgado estão ligados ao elemento Fogo; o Estômago e o Baço têm relação com o elemento Terra; o Pulmão e o Intestino Grosso estão associados ao elemento Terra e, por fim, o Rim e a Bexiga que estão ligados ao elemento Água.

Esses Cinco Elementos e seus respectivos órgãos são extremamente importantes no diagnóstico e no tratamento utilizado pela Medicina Chinesa, uma vez que a energia que percorre por entre os órgãos devem estar em constante equilíbrio.

Fonte: Giovanni Maciocia; Os fundamentos da medicina chinesa. São Paulo:Roca, 2007

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post