Ansiedade: como a “doença do século 21” afeta sua vida

Ansiedade: como a “doença do século 21” afeta sua vida

Por Maury Tanji

Dificuldade de concentração, taquicardia, problemas no sono, falta de ar, tensão nos músculos, medo sem motivo aparente. Os sintomas que costumam acompanhar os episódios que caracterizam transtornos de ansiedade são cada vez mais conhecidos da população mundial:  relatório divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Sáude (OMS) afirma que a taxa de pessoas que sofrem com ansiedade aumentou 14,9% em um período de 10 anos.

No Brasil, os dados são preocupantes. De acordo com a OMS, 18,6 milhões de brasileiros já foram diagnosticados com ansiedade: proporcionalmente, esse índice é três vezes maior do que a média mundial.

Ansiedade, a doença do século 21

Não é tão difícil entender os motivos pela explosão dos casos de ansiedade em nosso país. Como professor, sempre faço questão de comparar os dias de hoje com o tempo em que eu cursava a graduação, no início da década de 1980. Não tínhamos acesso a tecnologias como a internet, televisores conectados em rede, smartphones que oferecem milhares de informações em tempo real e todos os demais recursos da Revolução Tecnológica vivida nos primeiros anos do século 21.

Apesar dos avanços, o fato é que somos bombardeados com novas informações a todo o momento. Isso faz com que nosso cérebro trabalhe a “mil por hora” a todo o instante e não temos mais tempo para apreciar as belas coisas que a natureza nos oferece. Parece que os dias estão passando mais rapidamente e só resta tempo para o trabalho…

A possibilidade de estar conectado em tempo real também não deixa de oferecer contradições: os diálogos despareceram e as pessoas se sentem cada vez mais solitárias. É espantoso o dado divulgado pela empresa de seguros SulAmérica: a venda de remédios utilizados para combater a ansiedade cresceu 110% entre 2010 e 2016 no Brasil. De fato, a ansiedade é “a doença do século 21”.

A Acupuntura ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade

Como a Medicina Chinesa analisa a ansiedade?
 Considerada uma reação normal do nosso organismo, a ansiedade torna-se em um transtorno quando a preocupação ocorre de maneira excessiva e sistemática. Os sintomas que caracterizam esse quadro são diversos e manifestam-se de maneira diferente para cada pessoa: de modo geral, o conjunto de sensações desagradáveis se exemplificam no medo que ocorre sem motivo aparente. Como consequência, a pessoa parece ficar “paralisada”: não consegue se concentrar, tem a autoestima diminuída e passa a ter dificuldades em realizar suas atividades diárias.

O transtorno de ansiedade pode também desencadear um quadro de transtorno alimentar, de depressão e outras enfermidades como doenças cardiovasculares.

Por conta disso, é essencial procurar ajuda especializada e presencial para realizar um tratamento constante e que seja capaz de entender as razões pela manifestação do transtorno de ansiedade. Além disso, a Medicina Chinesa também pode ser uma importante aliada para reduzir os sintomas da ansiedade no dia a dia.

De acordo com o conhecimento adquirido durante milênios, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera a ansiedade uma manifestação do distúrbio do coração, que pode acontecer por excesso, deficiência ou por estagnação da energia do coração. Para restabelecer o equilíbrio, a Acupuntura é considerada um ótimo tratamento para casos de ansiedade: quando os pontos de energia indicados são manipulados com uma agulha ou com as pontas dos dedos, há uma regulação das atividades funcionais de nosso organismo.

Abaixo, apresento uma dica bastante útil que você pode praticar em seu dia a dia. Com o seu dedo, é possível manipular um ponto da Acupuntura para reduzir os sintomas da ansiedade:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5lzun02F67I[/embedyt]

Nós também produzimos um guia especial com informações sobre a ansiedade. Você pode fazer o download GRATUITO por aqui. Boa leitura!

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

 

Share this post