O que é o Yin e o Yang?

O que é o Yin e o Yang?

O Yin e Yang é provavelmente o mais importante conceito da Medicina Tradicional Chinesa. Afinal, é possível dizer que a interpretação do Yin e do Yang consegue explicar  toda a fisiologia, a patologia e os tratamentos estudados há milênios pelos chineses.

Esta estrutura conceitual foi desenvolvida durante a dinastia Yin e Zhou (16 -221 a.C). De acordo com a literatura da época, “Yin e Yang são as leis do céu e da terra, o grande esqueleto de todas as coisas, os pais das mudanças, a raiz e o começo da vida e da morte. Ou seja, o Yin e o Yang são uma conceituação filosófica, uma maneira de generalizar os dois princípios opostos que podem ser observados em todos os fenômenos relacionados ao mundo natural.

Podemos aplicar o conceito em dois princípios básicos como a água e o fogo:  ou seja, propriedades básicas do fogo, como o calor, o movimento, o brilho, a direção ascendente, a excitação e a potência pertenceriam ao Yang. Ao contrário, as propriedades básica da água, como a frieza, quietude, obscuridade, direção descendente e interna, inibição e a fraqueza  pertenceriam ao Yin.

Esses conceitos básicos podem ser aplicados ao nosso corpo, sendo que a parte superior e exterior é Yang e inferior e interior é Yin. Se estamos agitados é Yang e se estamos mais introvertidos é Yin.

De acordo com o pesquisador Jeremy Ross, o Yang dá energia, movimento calor. Já Yin dá solidez,  umidade, frescor e descanso. O equilíbrio harmonioso entre Yin e Yang é responsável pela saúde e pelo contentamento. O desequilíbrio entre Ying e Yang é a base, em grande parte da doença, seja ela física ou psicológica.

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post