Canais de Energia e a circulação do Qi

Canais de Energia e a circulação do Qi

De acordo com a Medicina Chinesa, os canais de energia ou os meridianos são vias onde o Qi e o sangue circulam pelo corpo humano. Esses canais percorrem internamente o organismo e atingem todos os órgãos e tecidos fazendo a ligação entre eles. Estes canais localizam-se longitudinalmente, porém há ramos que estão localizados transversalmente. Ao todo, esses canais são representados por 12 canais de energia regulares ou principais, além de outros oito canais extraordinários e 15 colaterais.

Os canais de energia e colaterais estão distribuídos tanto internamente quanto superficialmente pelo corpo, transportando o Qi e sangue para nutrir os órgãos, a pele, os músculos, os tendões e os ossos, de modo que assegure o bom funcionamento de todos os elementos do corpo.

De acordo com uma escritura antiga chinesa chamada de Miraculous Pivot “os canais de energia e colaterais são tão importantes que determinam a vida e a morte no tratamento de todas as doenças e na regulação das condições de deficiência e excesso, e por isso deve-se obter uma compreensão completa deles.”

Yin e Yang

Os 12 canais de energia principal são os três canais de energia Yin da mão (Canal  de Energia do Pulmão – Taiyin da Mão, Canal de energia do Pericárdio – Jueyin  da Mão e Canal de Energia do Coração –Shaoyin  da Mão), os três canais de energia Yang da Mão (Canal de Energia do Intestino Grosso – Yangming da Mão, Cana de Energia do Triplo Aquecedor – Shaoyang  da Mão e o Canal de Energia do Intestino Delgado – Taiyang da Mão).

Os três canais de energia Yang  do Pé ( Canal de Energia do Estômago – Yangming do Pé, Canal de Energia da Vesícula Biliar – Shaoyang do Pé e Canal de Energia da Bexiga – Taiyang do Pé) e os três canais de energia Yin do Pé (Canal de Energia do Baço-Pâncreas – Taiyin do Pé, Canal de Energia do Fígado – Jueyin do Pé e o Canal de Energia do Rim – Shaoyin do Pé).

Além destes 12 principais, os oito canais de energia extraordinários são: Canais de Energia: Du, Ren, Chong, Dai, Yangqiao, Yinqiao, Yangwei e Yinwei.

Todos estes Canais de Energia são responsáveis por transportar o Qi  e o sangue para todo o organismo, regular o Yin  e o  Yang,  além combater os patógenos, sob condições patológicas, fazendo também refletir os sinais e sintomas.

Fonte: Cheng Xinnong. Acupuntura e Moxibustão Chinesa. São Paulo:Roca, 1999.

Interessado em mais informações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e seus benefícios para o equilíbrio e o bem estar? Conheça nossos tratamentos e entre em contato conosco pelo e-mail contato@yangtaoinstituto.com.br ou pelo telefone (11) 98569-3931. 

Share this post